Okonomiyaki


Okonomiyaki (em japonês: お好み焼き, Okonomiyaki?) é um tipo de bolo frito japonês com vários ingredientes.


Okonomi significa "o que você quer" ou "seu desejo," e yaki significa "grelhado" ou "frito" (ps. yakitori and yakisoba); sendo assim, o nome desse prato quer dizer "cozinhar aquilo que você gosta, da maneira que você deseja".



A mistura é feita com farinha, vegetais, água ou dashi, ovos e repolho picado, e usualmente contém ingredientes como cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo. O Okonomiyaki é associado geralmente como sendo um omelete, pizza, ou panqueca, e comumente referido como sendo a “pizza japonesa" ou como a “panqueca japonesa". Muitos restaurantes de okonomiyaki são no estilo faça você mesmo, onde os clientes fazem uma porção dos ingredientes, misturam e grelham em chapas quentes.




Em Osaka onde acredita-se que o prato tenha sua origem, o okonomiyaki é preparado muito parecido com uma panqueca. A mistura e os outros ingredientes são fritos em ambos os lados em uma chapa quente (‘’Teppan’’) e depois usando uma espátula de metal são cortados depois de terminado o preparo.


Depois de preparado o okonomiyaki é coberto com molho, nori, katsuobushi, maionese e gengibre. Quando o okonomiyaki é servido com repolho cortado e uma camada de macarrão frito (ramen ou udon) na mistura é chamado de modanyaki (モダン焼き: "yaki moderno"). Um tipo mais fino de okonomiyaki feito com cebola é chamado negiyaki (em japonês: ねぎ焼き, negiyaki).



No Japão, o okonomiyaki é usualmente associado com a região Kansai ou Hiroshima. A cobertura varia de acordo com a região por exemplo:

* Em Kyoto, okonomiyaki é feito usualmente com verde mais escuro.
* Em Hiroshima, os ingredientes são sempre mais cortados do que misturados. As camadas são tipicamente feitas com, repolho, bacon, e itens opcionais (lula, polvo, queijo, etc.), Macarrão frito (em japonês: やきそば, yakisoba?), com ovo frito e doses generosas de molho de okonomiyaki. A ordem das camadas pode variar ligeiramente dependendo do estilo e preferência do cozinheiro, e os ingredients também podem variar dependendo da preferência do cliente. As pessoas de Hiroshima reivindicam que esta é a maneira correta de se fazer o okonomiyaki.



Existem muitos restaurantes de okonomiyaki especializados em pratos específicos do prato. Uma variação popular nos matsuri (festivais típicos japoneses) são os hashimaki (em japonês: はしまき or 箸巻き, hashimaki?) onde o okonomiyaki é servido enrolado (maki) em torno de um par de pauzinhos (hashi) e comido como cachorro quente.



Um prato similar ao okonomiyaki mas originado em Tokyo é chamado de monjayaki (em japonês: もんじゃ焼き, monjayaki?). O preparo diferencia-se quanto à mistura antes do preparo e à consistência. Ele é também comido diretamente na chapa onde foi preparado usando uma espátula de metal. Uma infinidade de grandes restaurantes de monjayaki podem ser encontrados em Tsukishima distrito de Tokyo. Eles também servem o okonomiyaki regularmente.

Vídeos:




Fonte:http://pt.wikipedia.org