Bakeneko




Um Bakeneko (化け猫 "Gato monstro") é, no Folclore Japonês, um gato com habilidades sobrenaturais. Um gato pode virar um Bakeneko de várias maneiras:

1.Atingindo uma certa idade;
2.Sendo mantindo preso por um certo número de anos;
3.Crescendo até um certo tamanho;
4.Tendo uma cauda muito grande.

No último caso, a cauda se divide em duas e o Bakeneko é então chamado de nekomata (猫又 ,猫叉, ou 猫股 "Gato dividido") e tendo os seus poderes incrivelmente ampliados. Se diz que a maneira mais facil de evitar que um gato se transforme em um nekomata é cortando o seu rabo antes que seja tarde demais.


Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido, e sendo um Youkai, ele demonstra varios poderes mágicos criando bolas de fogo fantasmagóricas, causando pesadelos, andando sobre duas pernas, e mudando sua forma na de um humano, tais como as Kitsunes (raposas) e Tanukis (guaxinins). e até devorando seu próprio dono para tomar seu lugar, embora eles também sejam capazes de assumir outras formas como uma segunda lua no céu.


http://fc06.deviantart.net/fs70/i/2010/106/a/c/Nekomata_by_Savousepate.jpg


Ele também representa um perigo se entrar em uma sala onde haja um cadáver, pois acredita-se que ele reanimar o corpo se pular sobre este, e há mitos que fale de bakenekos capazes de conjurar tempestades. Quando finalmente morto, seu corpo pode ter até 1,50 metros de comprimento.


http://terrorjapanese.files.wordpress.com/2013/12/nekomata__by_9zorro9-d5amss9.jpg
Uma das lendas sobre este monstro é que ele tem as extremidades do corpo envolto em chamas. O bakeneko é muitas vezes ligado a incêndios misteriosos em casas onde havia indícios de existir gatos.



http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20130401043820/celestialvale/images/2/2d/Reborn_Nekomata.png


Mulheres bonitas andando sozinhas à noite eram sempre vistas com desconfiança, pois poderiam ser Bakenekos disfarçados. Quando uma lamparina subitamente se apagava, suspeitava-se ser obra de um Bakeneko que teria lambido todo o seu óleo quente, que era feito de peixe.

 
http://38.media.tumblr.com/tumblr_mck0bbwdZ41qzmwmeo1_1280.jpg
Existem historias de Bakenekos fiéis aos seus donos, como o gato de um sacerdote budista que o ajudou a salvar seu templo da falência, ou o gato de uma geisha que a salvou de uma cobra venenosa. Porem a o Bakeneko e um Youkai, ou seja, uma criatura que não deve ser subestimada, são vingativos e cruéis se provocados. Um exemplo disso é o mito de um velho casal sem filhos que trataram seu gato com tanto carinho e respeito que este se transformou em uma jovem mulher que trouxe muitas com ela e viveu com eles como uma filha adotiva. Porém, um dos seus namorados descobre a verdadeira natureza da bakeneko e, apesar dela implorar para ele guardar o segredo, ele não conseque se segurar e fala a verdade para um pescador em um pier. Sabendo de sua traição, ela apareceu junto com um trovoada e, na forma de um gato gigante, rasgou seu namorado em tiras.

Em muitos animes aparecem imagens de Homens-Gato, e Nekomata e os próprios Bakeneko.


InuYasha


Nurarihyon no Mago



Naruto


Ao no Exorcist


http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20140404190702/aonoexorcist/images/9/9a/Kuro_PP.png

Pokémon


http://www.nintendojo.com/wp-content/uploads/2013/09/Pok%C3%A9mon-X-Y-Meowstic-Male.png
 No anime Ayakashi - Japanese Classic Horror, há uma arco completo chamado Bakeneko. Onde o personagem principal e o Kusuriuri (Um dos meus personagens prediletos *_* )

http://fc08.deviantart.net/fs30/i/2008/139/8/e/Bakeneko_Wallpaper_by_hairyflower.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwDt1LUjqSU2UPWmA6dMDp4X-AC18mGIl8SOZfS2n3FlvCdtvJMVYw4Dlwy46wp9OCNOG8q4VPj2OEafaALi_KD6i8w259YrhL0xWFWTTofr0GctwgDDcYDq49bEDxtM47XxwBtMvYpDo/s400/Bake_Neko_by_oryx_gazella_large.jpg



 Vídeos:



Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.radioblast.com.br
http://aoikuwan.com