Geta





 Geta (木屐 / 下 駄) são uma forma de calçado tradicional japonesa que se assemelham a tamancos e chinelos. Eles são um tipo de sandália, com uma base elevada de madeira e uma tira de tecido para manter o pé bem acima do solo. Eles são usados ​​com roupa tradicional japonesa, como quimono ou yukata, mas (no Japão), também com roupas ocidentais, durante os meses de verão.








Às vezes geta são usados ​​em chuva ou neve para manter os pés secos, devido à sua altura extra e impermeabilidade em comparação com outros tipos de calçado, tais como Zori.


Zori

Existem vários estilos diferentes de geta. O estilo mais conhecido no Ocidente consiste de uma placa de madeira inacabado chamado de dai (台, stand) onde o pé e posto, com uma tira de pano (鼻 绪, hanao) que passa entre o dedão e o segundo dedo do pé. Como geta são normalmente usados ​​apenas com yukata ou outras roupas informais japoneses ou roupas ocidentais, não há necessidade de usar meias.















 Gueixa




Maiko (gueixas em treinamento) usar geta alto chamado okobo que são similares aos usados ​​chopines em Veneza durante o Renascimento. Também meninas muito jovens usam okobo,  chamado de "pokkuri" e "koppori", que tem um pequeno sino dentro de uma cavidade no meio "único".  A parte do meio é esculpida a partir de baixo e da frente é inclinada para acomodar o caminhar. Pokkuri são geralmente de cor vermelha e não são usados ​​com yukata, um quimono, mas muito chique (como no Shichi-Go-San festivais).











Sumo





Japoneses profissionais lutadores de sumô em mais baixos das duas divisões de Jonokuchi e Jonidan devem usar geta com seu yukata em todos os momentos. O som batendo que geta faz representa  algo que o aspirantes a estrelas de sumô desejo deixar para trás o mais rápido possível.



Muitos animes usam a geta, vou sitar alguns que lembrar de outro por favor poste um comentario.


Jiraya Sennin
(Naruto) 



Urahara Kisuke
(Bleach)


  Jinno
(Afro Samurai)





 Mugen
(Samurai Champloo)



Rindou Ramaru
(Binbougami Ga)



Sakamoto 
(Gintama)



Videos:




 Fonte:

 http://en.wikipedia.org/